sábado, 16 de junho de 2012

IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


CRESCER APRENDENDO E SE DIVERTINDO. TEM COISA MELHOR QUE SER CRIANÇA?

            Se tem uma coisa que não dá para medir é como é gostoso ser criança. Crescer com alegria e saúde, sempre aprendendo e brincando. De acordo com a reportagem da revista nova escola um dos primeiros movimentos que os bebês executam logo ao nascer é sugar. Com o passar do tempo, o repertorio aumenta e é aperfeiçoado com base no contato como entorno, as pessoas e os objetos. Essa oportunidade é importante para garantir a sobrevivência dos pequenos e a comunicação deles com o ambiente antes da aquisição da linguagem oral. Por meio de gestos, eles exploram e conhecem o mundo em que vivem. Esse estágio foi escrito como sensório-motor ( ou projetivo pelo médico, psicólogo e filósofo francês Henri Wallon (1879-1962).
            (Na creche, trabalhar) Na Ed.Infantil trabalhar a temática do movimento requer planejamento. A ausência de berços, somada a atividades de dança que envolvem gestos repetitivos e coreografados e os tradicionais circuitos que desafiam a turma a descer, subir, rolar, entrar e sair, é interessante. Mas é preciso garantir ainda mais, pensar em propostas que desafiem as crianças constantemente a ir e vir, a explorar ações que ainda desconheçam, a experimentar sensações e a conhecer o próprio corpo, possibilidades e limites. Para isso, organizar as salas com elementos pertinentes espaços livres é essencial.
            Não existe uma fórmula para criar um ambiente corporalmente desafiador. No entanto bons exemplos podem ajudar, mostrando como o espaço deve ser organizado, para favorecer a pesquisa de movimentos e a estimulação dos sentidos da criançada.
            Texturas cores e formas – despertam a vontade de tocar e puxar e de interagir com o ambiente de varias maneiras. Móbiles, cortinas e tapetes.
            Brinquedos e circuitos – desafiam as crianças a explorar movimentos de subida e descida.
            Alguns também permitem trabalhar a questão do equilíbrio.
            ESPAÇOS AMPLOS E LIVRES – permitem que os pequenos andem, corram, rolem e engatinhem. Nas paredes, a idéia é que interfiram com desenhos, pinturas e colagem.
            OBJETOS NO ALTO E PERTO DO CHÃO- incitam os pequenos a tentar pega-los sozinhos ou se questionar sobre como fazê-lo e pedir ajuda. Brinquedos e livros são os ideais. 

Postado por Genoveva Ahlert

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