CRESCER APRENDENDO E SE DIVERTINDO. TEM COISA MELHOR
QUE SER CRIANÇA?
Se tem uma coisa que não dá para
medir é como é gostoso ser criança. Crescer com alegria e saúde, sempre
aprendendo e brincando. De acordo com a reportagem da revista nova escola um dos
primeiros movimentos que os bebês executam logo ao nascer é sugar. Com o passar
do tempo, o repertorio aumenta e é aperfeiçoado com base no contato como
entorno, as pessoas e os objetos. Essa oportunidade é importante para garantir
a sobrevivência dos pequenos e a comunicação deles com o ambiente antes da
aquisição da linguagem oral. Por meio de gestos, eles exploram e conhecem o
mundo em que vivem. Esse estágio foi escrito como sensório-motor ( ou projetivo
pelo médico, psicólogo e filósofo francês Henri Wallon (1879-1962).
(Na creche, trabalhar) Na
Ed.Infantil trabalhar a temática do movimento requer planejamento. A ausência
de berços, somada a atividades de dança que envolvem gestos repetitivos e
coreografados e os tradicionais circuitos que desafiam a turma a descer, subir,
rolar, entrar e sair, é interessante. Mas é preciso garantir ainda mais, pensar
em propostas que desafiem as crianças constantemente a ir e vir, a explorar
ações que ainda desconheçam, a experimentar sensações e a conhecer o próprio
corpo, possibilidades e limites. Para isso, organizar as salas com elementos
pertinentes espaços livres é essencial.
Não existe uma fórmula para criar um
ambiente corporalmente desafiador. No entanto bons exemplos podem ajudar,
mostrando como o espaço deve ser organizado, para favorecer a pesquisa de
movimentos e a estimulação dos sentidos da criançada.
Texturas
cores e formas – despertam a vontade de tocar e puxar e de interagir com o
ambiente de varias maneiras. Móbiles, cortinas e tapetes.
Brinquedos
e circuitos – desafiam as crianças a explorar movimentos de subida e
descida.
Alguns também permitem trabalhar a
questão do equilíbrio.
ESPAÇOS
AMPLOS E LIVRES – permitem que os pequenos andem, corram, rolem e
engatinhem. Nas paredes, a idéia é que interfiram com desenhos, pinturas e
colagem.
OBJETOS
NO ALTO E PERTO DO CHÃO- incitam os pequenos a tentar pega-los sozinhos ou
se questionar sobre como fazê-lo e pedir ajuda. Brinquedos e livros são os
ideais.
Postado por Genoveva Ahlert
Nenhum comentário:
Postar um comentário