segunda-feira, 18 de junho de 2012

BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO ESTRUTURADO PARA BRINCAR.


      Segundo Ângela Cristina Munhoz a “Brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas”. Deve ter como objetivo o brinquedo, sua necessidade é de ampliar e preservar as possibilidades de vivência do lúdico. O espaço deve ser o mais chamativo e atraente possível, bem colorido com muitos brinquedos, seja novos ou usados de madeira, metal, plástico, pano entre outros tão desejados para realizar sonhos ou obviamente só para brincar no sentido de se divertir, sem o medo de ser reprimido ou punido. Essa diversidade de cores, texturas, sons torna a brinquedoteca um espaço diferente e que muitas vezes pode fazer com que a criança se sinta tão tocada por toda essa novidade podendo estimular a criatividade e a brincadeira do faz de conta colocando suas fantasias, seus medos e suas vivências a mostra.  
     A Brinquedoteca não é um lugar onde se imagine que, hoje, só exista para brincar, resume-se especialmente a três funções básicas que são: pedagógica na qual brinquedos de qualidade auxiliam no aprendizado, social possibilitando que crianças e adolescentes de baixa renda possam ter a oportunidade de fazer uso do brinquedo e a função comunitária tão importante que é aprender a respeitar as regras, não ultrapassar limites, respeitar as pessoas, saber colaborar com as mesmas quando necessário, ser honesto, receberem ajuda e aprenderem ajudar os outros também.
     Enfim podemos deixar claro, que brinquedoteca não é um lugar onde só existam brinquedos para levar para casa ou brincar no espaço oferecido mesmo é um lugar especial em que a criança tem possibilidade de desenvolver-se de maneira criativa, alegre e com muita satisfação na hora de aprender. 

Postado por: Márcia Beux.

 

Um comentário:

  1. Sem dúvida, o brincar é um prazer para as crianças, onde se desenvolvem e cria situações de interações e observação ao mundo ao que cerca.

    ResponderExcluir