domingo, 3 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO


Atualmente, pesquisadores afirmam o séc. XXI como a época da ludicidade. Em função da praticidade e da velocidade com que o mundo anda, o lazer e as atividades em torno do tempo livre aumentam paulatinamente. Deste modo, é fundamental que se crie um estudo maior acerca das atividades lúdicas, para que seja resgatada sua essência para dar maior ênfase ao seu significado.

O lúdico diz respeito a uma órbita que integra sentimentos como espontaneidade, ação e liberdade. Com atividades livres, as ações lúdicas referem-se a vontades despretensiosas e desobrigadas. A fundamentação básica da ludicidade é o seu caráter descompromissado, interessado apenas na diversão sadia e em atividades saudáveis para o lazer despreocupado.

As atividades lúdicas ocorrem como uma espécie de estado de bem estar natural, em que nenhuma ação diz respeito apenas ao indivíduo como um ser único, mas no seu papel em sociedade, bem como a atuação do mesmo para com ela. Embora as ações lúdicas tenham caráter descontraído, nestas horas também importará o papel de cada um no lazer, independente da forma com que ele aconteça.

Portanto, o lúdico será todo e qualquer modo de desenvolvimento da criatividade, da espontaneidade, do conhecimento e do raciocínio da criança, sob diferenciadas formas de, descompromissadamente, acelerar tais qualidades em cada uma delas. O intuito é de educar e ensinar se divertindo e interagindo com o próximo.

Tal forma de educar é fantástica, pois de forma leve, traz consigo valores como aprender a dividir, atuar em grupo, divertir-se de maneira saudável, de maneira a desperceber o seu caráter educativo, no qual, atualmente, é tão questionado por não ser atraente às crianças. O lúdico será sempre um modo abrangente e eficaz para o aprendizado de qualquer indivíduo, servindo sempre como peça chave, no momento de ensinar.
                                                                                                                            

                                                                                                            Por Jolcemira Fontela Vitoria

Referências: SÁ, NEUSA M.C. O lúdico na ciranda da vida adulta. São Leopoldo-RS, 2004.  Dissertação de mestrado, Programa de pós graduação em educação, Unisinos.

http://ideiascriativasblog.spaceblog.com.br/1131707/A-IMPORTANCIA-DA-EDUCACAO-INFANTIL/

http://tiafabiolaecia.blogspot.com.br/2009/10/meu-blog-saiu-na-revista-educativa-viva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário