EDUCAÇÃO
INFANTIL
Os
jogos e as brincadeiras revelam efeitos no desenvolvimento infantil. Sendo jogo
simbólico ou faz de conta, é ferramenta para a criação da fantasia, abre
caminho para autonomia, a criatividade, a exploração de significados e
sentidos, atua também sobre a capacidade da criança de imaginar e de
representar, os jogos são instrumentos para aprendizagem de regras sociais.
Ao
brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e
outras funções cognitivas estão profundamente interligadas. A brincadeira
favorece o equilíbrio afetivo da criança e contribui para o processo de
apropriação de signos sociais.
Por
meio da brincadeira, a criança pequena exercita capacidades nascentes, como as
de representar o mundo e de distinguir entre pessoas, possibilidades
especialmente pelos jogos de faz de conta e os de alternância, respectivamente.
Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu
funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais, ao mesmo
tempo, ao tomar o papel do outro na brincadeira, começa a perceber as
diferentes perspectivas de uma situação, o que facilita a elaboração do diálogo
interior característico de seu pensamento verbal.
No jogo simbólico favorece a
imitação que é uma das formas de aprendizagem da criança, assim ao imitar o
outro desenvolve modos pessoais de pensar, sentir, memorizar, mover-se,
gesticular, etc.
Criatividade é uma ação, que por sua
vez necessita de imaginação, que depende de rica e variada experiência prévia e
se desenvolve especialmente por meio da brincadeira simbólica. Assim pode-se
dizer que a imaginação desenvolve-se por todos os interesses, da capacidade
combinativa exercitada na atividade de dar forma material aos seus frutos, os
conhecimentos técnicos e as tradições, ou seja, os modelos de criação que
influem no ser humano.
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