terça-feira, 17 de abril de 2012

ZILMA RAMOS DE OLIVEIRA - A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO E DA CRIATIVIDADE

Pesquisas mostram que os jogos e as brincadeiras trazem efeitos no desenvolvimento infantil. O jogo simbólico ou faz-de-conta, é ferramenta para a criação da fantasia, abre caminho para autonomia, a criatividade, a exploração de significados e sentidos, atua também sobre a capacidade da criança de imaginar e de representar, os jogos são instrumentos para aprendizagem de regras sociais.

Ao brincar, afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligadas. A brincadeira favorece o equilíbrio afetivo da criança e contribui para o processo de apropriação de signos sociais.

Por meio da brincadeira, a criança pequena exercita capacidades nascentes, como as de representar o mundo e de distinguir entre pessoas, possibilidades especialmente pelos jogos de faz-de-conta e os de alternância, respectivamente. Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais, ao mesmo tempo, ao tomar o papel do outro na brincadeira, começa a perceber as diferentes perspectivas de uma situação, o que facilita a elaboração do diálogo interior característico de seu pensamento verbal.

            No jogo simbólico favorece a imitação que é uma das formas de aprendizagem da criança, assim ao imitar o outro desenvolve modos pessoais de pensar, sentir, memorizar, mover-se, gesticular, etc.

            Já a criatividade é uma ação, que por sua vez necessita de imaginação, que depende de rica e variada experiência prévia e se desenvolve especialmente por meio da brincadeira simbólica. Assim pode-se dizer que a imaginação desenvolve-se por toda a vida, e para se desenvolver esta função depende da experiência, das necessidades e interesses, da capacidade combinativa exercitada na atividade de dar forma material aos seus frutos, os conhecimentos técnicos e as tradições, ou seja, os modelos de criação que influem no ser humano.

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