Segundo
Tânia Ramos Fortuna: “A transmissão e a valorização da brincadeira é uma dessas trilhas
que levam o indivíduo à condição de membro de um grupo, gerando laços de pertencimento
e compromisso.” Através da brincadeira, a criança tem o entendimento de
pertencer a um grupo, a uma comunidade, a uma família. Ela sente-se como se
pertencesse, como se fizesse parte de um grupo. A brincadeira trás a ela esta
noção.
Os brinquedos sempre
fizeram parte da vida das crianças de todos os tempos. E estão relacionados ao
convívio social.
Tânia
argumenta: “[...] a nova definição do espaço urbano, com suas possibilidades e
restrições às manifestações lúdicas, incide sobre a infância.” Antigamente, as
crianças tinham mais liberdade para brincar, pois brincavam nas ruas, nas
praças, andavam de bicicleta, tinham mais espaço para se desenvolverem
ludicamente. Atualmente, com menos espaços para socializar e brincar, com a
urbanização das cidades, e ainda a questão da segurança delas, cada vez menos se
tem visto crianças brincando nas ruas. Infelizmente elas saem perdendo com isso.
Tânia
lembra que: “[...] os adultos continuam tendo uma participação importante na
introdução das crianças no mundo do brinquedo e, por conseguinte, no mundo
social.” Os adultos precisam compreender a importância do brincar para o
desenvolvimento pleno das crianças. E também ajudar a introduzir brincadeiras e
jogos no dia a dia dos pequenos. Este dado não pode ser ignorado.
Quando
recusamos tempo e espaço para a brincadeira infantil, desencorajamos as
crianças a brincar. Dessa forma, impedimos que as crianças utilizem um
importante meio para compreender o mundo, a si mesmo e aos outros e expressar sua
compreensão. Através da brincadeira infantil, a criança compreende o mundo e
tudo o que está à sua volta. Com as brincadeiras de faz de conta, por exemplo,
a criança pode viver diversos “personagens”. Através disso, ela se desenvolve,
cria situações, enfrenta conflitos, supera medos, etc.
Tânia
complementa: “Vivenciados na brincadeira, cooperar, competir, ganhar, perder,
comandar, subordinar-se, prever, antecipar, colocar-se no lugar do outro,
imaginar, planejar e realizar, são aspectos fundamentais à aprendizagem em
geral, presentes também na aprendizagem de conteúdos escolares.” Aspectos
vivenciados na brincadeira são importantes para toda a vida, para as
experiências e vivências presentes e futuras, além de estarem presentes na
aprendizagem escolar.
Para
finalizar, Tânia conclui que: “Assegurar tempo e espaço para brincar através de
uma atitude valorizadora e participativa da brincadeira contribui,
decisivamente, para o desenvolvimento e a aprendizagem das novas gerações,
confirmando que brincar é, sim, aprender.” O brincar precisa ser valorizado e
incentivado, e através de brincadeiras e jogos, muito se aprende.
gostei dos jogos..
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